quarta-feira, 1 de outubro de 2014

E se a deficiência virasse uma história de Herói: X-MEN






X-men foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, inicialmente como revista em quadrinho. Publicado pela primeira vez em setembro de 1963. X-men é uma metáfora de um universo de pessoas que da criação nos anos 60 até hoje ainda são excluídas da sociedade, estamos falando de : racismo, deficiência física, homossexualidade, forma de governo que não siga o capitalismo e no geral todos aqueles que não iguais ao padrão ditado pela sociedade.


Mas ao invés de ter uma narração que aborde diretamente todos essas exclusões , os autores criaram personagens que toque no assunto indiretamente ,porém com descontração por ser uma ficção. Na história do x-men as pessoas tidas como diferentes são chamadas de mutantes, por que houve uma mutação genética em seu DNA e nasceram diferentes. Ao longo da história é questionado por que se esconder? Somos a evolução genética, somos o futuro! Dito assim mostra também o poder de adaptação. E Adaptação para um portador de deficiência temporária ou permanente é uma lei! 

PROFESSOR XAVIER


PROFESSOR X OU PROFESSOR XAVIER : Esse personagem é cadeirante, porém é um dos personagens mais forte de todo os X-men (mutantes). Mesmo sem andar o Xavier domina seu oponente com o poder da mente ou seja tem a capacidade de ler os pensamentos de outros ou mentalmente se comunicar com eles. Pode ainda interferir e controlar qualquer tipo de ação ligada ao cérebro, alterando sentidos, percepções, criando ilusões, apagando memórias, localizando e controlando mentes ou até mesmo paralisar movimentos (neutralizando as ações do sistema nervoso) e se projetando astralmente. E tem o poder do controle mental que é a habilidade de controlar as ações ou o raciocínio de outro. Nesse personagem vejo duas realidade uma está claro o fato de ser cadeirante e o poder mental por que não pensar no autismo? Xavier passa horas numa sala ouvindo os pensamentos alheios, ou seja entrando em “mundo” que nós não conseguimos. O Autista também é assim ver um mundo que nós não vemos e são super inteligentes assim como o professor Xavier.

 
WOLVERINE

WOLVERINE: Bem esse personagem do x-men tem implantes de Adamantium por todo seu corpo, conhecido mais por suas garras que aparecem na hora de lutar e por seu poder de regeneração (curar a si próprio). Temos muitos Wolverines andando por ai. Quer um exemplo: Pessoas que colocaram implante no joelho para conseguir andar, próteses em diversas partes do corpo para retomar aos seus movimentos básicos. E todas essas pessoas contam também com UMA BOA REGENERAÇÃO. Afinal tudo que é estranho ao nosso organismo é natural que seja rejeitado. Porém esses GUERREIROS E GUERREIRAS contam com uma ótima ADAPTAÇÃO DO CORPO ao implante.
 
CICLOPE

O CICLOPE: é o personagem do x-men que tem um problema na visão, sem seus óculos perde a noção do poder (capacidade de emitir feixes de luz através dos olhos) e pode destruir tudo ao abrir os olhos. Com isso ele adquiriu o poder da audição apurada. Pois é por que não dizer que é metáfora da pessoa com deficiência na visão? Ciclope mesmo com a deficiência é capaz de fazer tudo que qualquer um faz: estuda, tem amigos, namora. Assim com uma pessoa portadora de deficiência na visão é capaz de ver o mundo, porém através do tato e audição.

 
NOTURNO

O NOTURNO: é um personagem do x-men que trabalha muito a questão do ser diferente no geral e frisa bem a questão da cor da pele (azul). No desenho animado esse personagem chega a ter vergonha de sua aparência e usa um disfarce para que não vejam como realmente é. SENDO ASSIM METÁFORA DE TODAS AS PESSOAS QUE NÃO SE SENTE BEM COM SUA APARÊNCIA FÍSICA. Mas ao longo o personagem vai desenvolvendo confiança em quem ele é, assim como nós também não podemos ter vergonha de ser como somos. No filme o personagem tem medo de lidar com os “humanos normais”. OUTRA METÁFORA DE COMO ÀS VEZES PERDEMOS A VIDA SOCIAL COM MEDO DO QUE OS OUTROS IRÃO FALAR OU PENSAR SOBRE NÓS.
 


Texto de Rani Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário